Escopo do Trabalho (Termos de Referência): Trabalho de consultoria para realizar o fortalecimento da capacidade organizacional de 5 organizações durante o ano fiscal de 2024 para o Projeto Juntos pela Conservação

Objetivo da consultoria

Realizar um processo de fortalecimento organizacional para cinco organizações selecionadas pela equipe do Projeto do Together for Conservation (TfC). As organizações a serem fortalecidas serão meios de comunicação ou organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e com uma forte componente comunicacional. As organizações selecionadas serão de tamanho intermediário e com pelo menos três anos de trabalho contínuo.

O fortalecimento das cinco organizações selecionadas será realizado ao longo de seis meses, por meio de sessões virtuais e/ou presenciais. A ideia é que as cinco organizações participem do processo de fortalecimento ao mesmo tempo durante um período de seis meses. Dependendo das características das organizações participantes, a duração do processo de fortalecimento poderá ser adaptada, considerando que o período máximo será de seis meses.

A equipe do projeto selecionará as organizações que participarão desde processo. As organizações selecionadas estarão sediadas nos países priorizados pelo Projeto TfC : Brasil, Colômbia, Equador e Peru. Das cinco organizações selecionadas, espera-se que pelo menos duas sejam do Brasil e as três restantes da Colômbia, Equador e Peru (três no total). A seleção de organizações significa que estão de acordo em ser parte do processo de fortalecimento organizacional que é o tema desta consultoria.

O processo de fortalecimento organizacional será desenvolvido com base na metodologia Internews de avaliação e fortalecimento organizacional – Avaliações de Capacidade Organizacional (OCA) e outras que a equipe de consultoria poderá adaptar para o propósito da consultoria. A metodologia OCA será compartilhada com as equipes consultoras finalistas do processo seletivo. Como a metodologia é de propriedade intelectual da Internews, será compartilhada a partir de um contrato de proteção de propriedade.

A equipe de consultoria será responsável pela concepção, adaptação e aplicação de metodologias e ferramentas para avaliar e monitorar o progresso de fortalecimento organizacional e acompanhamento das organizações.

O processo de fortalecimento organizacional a ser desenvolvido pela equipe de consultoria deverá:
  1. Começar com uma avaliação básica da situação/capacidade da organização selecionada. Esta avaliação será registrada como uma linha de base ou ponto de partida para a organização. A metodologia Internews OCA recomenda a avaliação de 12 componentes organizacionais que permitem identificar um ponto de partida (uma pontuação inicial em diferentes componentes com base num questionário pré-estabelecido) e, portanto, as componentes prioritários para o fortalecimento. Independentemente de a equipe de consultoria utilizar a metodologia OCA parcial ou integralmente, ter um ponto de partida organizacional (linha de base) será fundamental para iniciar o processo e orientar o trabalho de fortalecimento. A linha de base servirá para avaliar o progresso de cada organização, que a equipe de consultores deverá registar através de indicadores (ou índices) que mostrem o progresso do fortalecimento organizacional na perspectiva tanto da equipe de consultores como da organização acompanhada. Esta avaliação deverá ser realizada nas primeiras 12 semanas (3 meses) da consultoria, contadas após a metodologia e ferramentas serem desenhadas e aprovadas pela Internews.
  2. Desenhar um processo metodológico que inclua as ferramentas para registrar a avaliação, o acompanhamento e o progresso no fortalecimento da organização selecionada. Para o desenho, a equipe de consultores considerará a metodologia Internews para fortalecimento organizacional – OCA (Organizational Capacity Assessment). A equipe de consultoria pode utilizar a mesma metodologia e ferramentas de avaliação, ou adaptá-las, ou desenvolver outras para obter registos rigorosos do processo de fortalecimento empreendido. Vale ressaltar que na metodologia Internews (OCA) o processo de fortalecimento compreende dois grandes elementos: a) componentes de matrizes de medição por meio de perguntas, e b) coleta de informações documentais das organizações que apoiam o seu desenvolvimento organizacional. A fase de desenho metodológico será realizada e concluída nas primeiras 8 semanas (2 meses) após a assinatura do contrato.
  3. Projetar e realizar acompanhamento técnico. A equipe de consultoria fornecerá apoio técnico para implementar o processo de capacitação organizacional necessário, com base nos resultados da avaliação de base. Considerando a linha de base e o que é proposto pela equipe de consultoria, este acompanhamento será realizado no prazo de seis meses e considerará, dependendo dos requisitos da organização, pelo menos 3 componentes ou dimensões organizacionais a reforçar. É preciso notar que o período de seis meses para o acompanhamento técnico é pensado para cobrir o trabalho das cinco organizações selecionadas. Neste sentido, a equipe de consultoria deverá organizar sessões presenciais e/ou virtuais em estreita coordenação com cada organização e realizar o processo de acompanhamento simultaneamente.
  4. Coordenar periodicamente com a equipe do projeto para relatar progressos, dificuldades e outros desenvolvimentos durante o fortalecimento. Esta coordenação periódica permitirá que ações corretivas oportunas sejam tomadas, se necessário. A equipe de consultoria incluirá estas reuniões de coordenação no seu plano de trabalho e calendário propostos.
  5. Incluir uma avaliação final do processo : A equipe de consultores deve implementar uma avaliação final (sessão de encerramento) com cada organização para relatar seu progresso nos componentes avaliados. Um relatório detalhado deverá ser apresentado à equipe técnica do projeto. Esta sessão de avaliação final ocorrerá após o período de seis meses de acompanhamento técnico. Por esse motivo, os indicadores utilizados na avaliação inicial serão considerados.
Características do processo de fortalecimento organizacional almejado pelo projeto Conservando Juntos.

Espera-se que, devido ao fortalecimento organizacional empreendido pela equipe de consultoria, as organizações selecionadas apresentem progressos significativos nos diferentes componentes. Para isso, conforme mencionado acima, a equipe de consultores deve gerar um ponto de partida, em consulta com a organização em questão, utilizando ferramentas metodológicas validadas. Essas ferramentas podem ser aquelas já incluídas na metodologia OCA da Internews, uma adaptação das mesmas, ou outras que a equipe consultora poderá apresentar e entrar em acordo com a equipe do projeto.

Com base neste ponto de partida, que dependendo da organização terá particularidades, a equipe de consultores, em coordenação com a organização e a equipe do projeto (Internews), definirá os componentes a serem fortalecidos, sendo no mínimo três por organização, durante a fase de acompanhamento, que deverá durar 6 meses.

A fase de acompanhamento ou assistência técnica para capacitação da organização avaliada incluirá discussões periódicas entre a equipe-chave das organizações e a equipe de consultores. A organização, duração e mecânica (por exemplo, metodologias e ferramentas a utilizar) serão definidas pela equipe de consultores de acordo com os objetivos de fortalecimento e em conjunto com a organização sujeita ao processo de fortalecimento. Entende-se que a proposta metodológica desenvolvida pela equipe de consultores e acordada pela organização também será conhecida e validada pela equipe da Internews.
Caso a equipe de consultoria considere que algumas sessões poderão ser realizadas presencialmente, as mesmas deverão ser orçadas na proposta técnica solicitada por este Escopo de Trabalho (SoW).

Resultados/produtos esperados (entregas)
  • Cinco organizações (duas do Brasil, uma da Colômbia, uma do Equador e uma do Peru) terão fortalecido sua capacidade organizacional.
  • Metodologias e ferramentas de avaliação e acompanhamento, adaptadas à situação e características das organizações apoiadas que registam e/ou mostram progressos no fortalecimento organizacional.
  • Avaliações iniciais e finais de cada organização como parte do processo de fortalecimento. As diretrizes e modelos para realizar estas avaliações serão fornecidos pela equipe da Internews, mas deverão ser revisados e/ou adaptados pela equipe de consultores.
  • Registro e sistematização das sessões de discussão e/ou acompanhamento realizadas durante o processo de fortalecimento. Este registo incluirá ferramentas (por exemplo , formulários previamente acordados com a equipe da Internews) preenchidas tanto pela equipe de consultores como pelas organizações em questão para avaliar as lições aprendidas.
  • Indicadores que evidenciam o fortalecimento organizacional alcançado, cujo formato de relatório será gerado sob as orientações da equipe MERL (monitoramento, avaliação, relatoria e aprendizado) da Internews.
  • Um relatório final de consultoria detalhando as atividades desenvolvidas e as lições aprendidas durante o processo.
    Cada um dos resultados acima é esperado para cada uma das organizações fortalecidas.
Qualificações da equipe de consultoria

De acordo com as características das organizações a serem selecionadas, a metodologia para o seu fortalecimento requer uma equipe de consultoria multidisciplinar de 2 a 4 profissionais. A seguir estão as principais características que a equipe de consultoria deverá ter e serão avaliadas durante o processo seletivo.

Experiência:
Procuramos uma equipe de consultoria com experiência comprovada em fortalecimento organizacional, com ênfase em organizações da sociedade civil (OSC) sem fins lucrativos. Além disso, é altamente recomendável ter experiência no fortalecimento organizacional de OSC na Colômbia, Equador, Peru e/ou Brasil. Experiência e conhecimento do contexto amazônico são altamente preferidos.

Como parte da proposta técnica e metodológica, a equipe deverá apresentar exemplos e referências de trabalhos realizados, metodologias e ferramentas utilizadas nos últimos cinco anos para fortalecimento organizacional.

Espera-se que o coordenador da equipe de consultores tenha uma vasta experiência em processos de fortalecimento organizacional e no desenvolvimento e aplicação de ferramentas para o efeito. Além disso, de acordo com as características das organizações selecionadas, será necessário como parte da equipe de consultoria um profissional ou profissionais com experiência em trabalhar com mídia e/ou com organizações que tenham pontos fortes em comunicação.

Línguas:
Como o objetivo é fortalecer as organizações nos quatro países do projeto, a equipe de consultoria deverá incluir profissionais fluentes em espanhol e português. A proficiência em inglês de pelo menos o consultor que lidera a equipe é indispensável.

Composição da equipe:
A equipa de consultoria pode ser constituída por profissionais independentes organizados para a tarefa ou, em alternativa, por empresas/organizações e, portanto, equipas já formadas. Neste concurso, procuramos uma organização onde um consultor principal será responsável por assegurar a entrega atempada dos produtos e resultados esperados. O consultor principal será coordenado com a equipa da Internews.

Cronograma e prazos

A equipe de consultoria desenvolverá um plano de trabalho considerando os resultados/produtos (entregas) esperados mencionados acima. O plano de trabalho e o cronograma detalhado serão incluídos na proposta técnica. Todas as atividades terão início depois que as organizações a serem fortalecidas forem identificadas pela equipe da Internews e aceitarem formalmente fazer parte do processo.

Sugere-se que os seguintes prazos sejam incluídos no plano de trabalho:

  • Durante os primeiros meses da consultoria, realizar: a) avaliação da situação/capacidade de cada organização selecionada (diagnóstico ou linha de base), b) desenho ou adaptação da metodologia e ferramentas de fortalecimento organizacional, considerando os resultados do diagnóstico, e c) desenho do processo de acompanhamento para cada organização.
  • Durante o último trimestre da consultoria , desenvolver a avaliação final do processo de fortalecimento de cada organização e gerar relatórios sobre os resultados do processo.
  • Durante os meses de desenvolvimento da consultoria incorporar: a) sessões de acompanhamento com as organizações, b) medição e registo dos progressos no fortalecimento de cada uma das organizações e c) reuniões de coordenação com a equipe Internews.

Espera-se que a consultoria seja realizada em 10 meses, incluindo a fase inicial, o apoio (seis meses) às organizações e a fase de encerramento. Caso a equipe de consultoria necessite de mais tempo para cumprir as entregas, o prazo poderá ser prorrogado por mais dois meses.

É importante ressaltar que a equipe de consultoria deve organizar sua equipe e metodologia para considerar que cada organização (5 no total) deve participar do processo de fortalecimento organizacional ao mesmo tempo.

Contatos:

Para aplicar:

As organizações interessadas deverão enviar uma proposta Técnica e Financeira. A proposta Técnica deverá incluir o perfil da equipe e um cronograma/plano de trabalho para realizar o processo de fortalecimento organizacional.


Prazo para inscrições: 16 de fevereiro de 2024 (17h – horário de Quito, Lima, Bogotá)